sexta-feira, 19 de abril de 2024

O Capital Social como Recurso Estratégico para o Desenvolvimento e Inovação no Ensino Superior

 

No contexto do ensino superior, o capital social emerge como um recurso estratégico capaz de impulsionar o processo de desenvolvimento e inovação. Ao estabelecer conexões e vínculos sociais, os profissionais da educação superior podem acessar recursos de conhecimento, experiências e colaborações que fortalecem a qualidade do ensino e proporcionam um ambiente propício à inovação. Pode-se discutir a importância do capital social como recurso estratégico no ensino superior, apresentando as principais teorias e pesquisadores que exploram esse tema.

A teoria do capital social de Bourdieu explora do conceito de capital social como "conexões sociais", ele analisou o capital social como uma forma de poder simbólico e distinção social, aplicável ao contexto educacional.. A teoria do capital social de Coleman revela a importância das relações sociais para a obtenção de recursos estratégicos, inclusive na área educacional A teoria do capital social de Putnam dar ênfase à dimensão cívica do capital social e sua relação com o desenvolvimento da sociedade.

No âmbito do ensino superior, pode-se discutir sobre como o capital social influencia a troca de conhecimento, compartilhamento de boas práticas e colaboração entre professores e instituições. Exemplos de como redes de contatos e interações sociais podem promover a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de projetos inovadores no ensino superior, desenvolver estratégias para ampliar e fortalecer o capital social, como participar de redes profissionais, conferências e colaborações interdisciplinares.  O  capital social como recurso estratégico pode impulsionar o desenvolvimento e a inovação no ensino superior ao estabelecer conexões sociais e investir nas relações profissionais, os envolvidos na educação superior podem acessar recursos valiosos que promovem o compartilhamento de conhecimento, o desenvolvimento de projetos inovadores e a melhoria da qualidade do ensino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Balanço entre Tecnologia e Tradição na Educação: Lições da Experiência Finlandesa"

 A integração de artefatos tecnológicos no ambiente educacional tem sido amplamente discutida nas últimas décadas. Se por um lado, a tecnolo...