terça-feira, 16 de abril de 2024

Empreendedorismo e Cultura Digital Maker

 

O empreendedorismo e a cultura digital maker têm se tornado temas cada vez mais relevantes na sociedade contemporânea, especialmente entre os jovens universitários. Essas duas áreas combinam a capacidade de inovação e criação com o uso das novas tecnologias, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e criativas. 

Logo abaixo, apresentaremos Empreendedorismo e Cultura Digital Maker e as relações entre essas duas instituições.

1. Empreendedorismo:

O empreendedorismo pode ser definido como a capacidade de identificar oportunidades e colocar em prática estratégias para a criação de valor. Diversos teóricos contribuíram para o desenvolvimento dessa área, sendo alguns dos mais destacados:

- Joseph Schumpeter: Considerado um dos pais da teoria do empreendedorismo, Schumpeter destacou a importância da inovação e da destruição criativa como motores do desenvolvimento econômico.

- Peter Drucker: Drucker enfatizou a importância do empreendedorismo como uma forma de criar e gerar mudanças em organizações. Sua obra é associada à gestão empreendedora e à busca de oportunidades.

- Saras Sarasvathy: Com sua teoria do effectuation, Sarasvathy argumenta que os empreendedores não preveem o futuro, mas criam e moldam o futuro através da inovação e da busca criativa de soluções.


2. Cultura Digital Maker:

A cultura digital maker refere-se ao movimento de criação e produção colaborativa através do uso de tecnologias digitais, como impressoras 3D, robótica, programação, entre outras. Algumas teorias importantes nesse contexto incluem:

- John Dewey: Considerado um pioneiro na teoria da aprendizagem experiencial, Dewey defende que os indivíduos aprendem melhor quando estão envolvidos em atividades práticas e de criação.

- Seymour Papert: Papert desenvolveu a teoria da construção do conhecimento através do uso de tecnologias, como a linguagem de programação Logo. Ele argumentava que o aprendizado através da construção e experimentação era essencial na educação.

- Mitchel Resnick: Resnick é responsável pelo desenvolvimento do conceito de pensamento computacional criativo, no qual os indivíduos combinam habilidades de programação com criatividade e resolução de problemas.


O empreendedorismo e a cultura digital maker são duas áreas interligadas que oferecem aos jovens universitários uma oportunidade única de desenvolver habilidades empreendedoras, criativas e tecnológicas. Os teóricos e as teorias mencionadas fornecem bases sólidas para a compreensão e a aplicação desses conceitos. Ao explorar o empreendedorismo e a cultura digital maker, os jovens universitários podem se sentir capacitados a criar, inovar e contribuir para a sociedade de forma significativa.

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