O pensamento computacional refere-se a uma abordagem para resolução de problemas, que envolve habilidades de pensamento crítico, lógico e analítico, baseadas nos princípios da ciência da computação. Por sua vez, a cultura digital maker engloba as práticas de criação, inovação e experimentação utilizando tecnologias digitais. Discutiremos como esses conceitos podem ser aplicados na educação, na formação de profissionais e no desenvolvimento de empreendimentos.
Nos últimos anos, o pensamento computacional e a cultura digital maker têm se destacado como áreas de pesquisa e desenvolvimento com crescente importância na sociedade contemporânea. Ambos os conceitos trazem consigo estratégias e métodos inovadores para resolver problemas complexos, promover a criatividade e estimular o empreendedorismo.
O pensamento computacional e a cultura digital maker têm se mostrado ferramentas poderosas para a construção de saberes e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores na sociedade contemporânea. Através de estratégias baseadas em habilidades de pensamento crítico, lógico e analítico, aliadas ao uso criativo e experimental das tecnologias digitais, é possível promover novas formas de aprendizado e estimular o empreendedorismo. Pesquisadores como Seymour Papert, Mitchel Resnick, Marina Bers, Leah Buechley, entre outros, têm contribuído significativamente para a compreensão e aplicação desses conceitos, impulsionando a adoção e disseminação do pensamento computacional e cultura digital maker em diversos contextos.
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