segunda-feira, 9 de setembro de 2024

"O Balanço entre Tecnologia e Tradição na Educação: Lições da Experiência Finlandesa"

 A integração de artefatos tecnológicos no ambiente educacional tem sido amplamente discutida nas últimas décadas. Se por um lado, a tecnologia oferece uma gama de possibilidades para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, por outro, alguns países têm optado por retornar a técnicas mais tradicionais. A Finlândia, reconhecida por seu sistema educacional de excelência, é um exemplo emblemático dessa tendência de equilíbrio entre a modernidade tecnológica e as práticas pedagógicas clássicas.


Uso de Tecnologia na Educação:

A introdução de recursos tecnológicos na educação, como computadores, tablets, softwares educativos e plataformas digitais, tem sido amplamente defendida por sua capacidade de tornar as aulas mais interativas, dinâmicas e personalizadas. Estudos demonstram que o uso adequado da tecnologia pode melhorar o engajamento dos alunos, potencializar a compreensão de conteúdos e desenvolver habilidades fundamentais para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração e criatividade (OECD, 2015).

No entanto, a simples adoção de tecnologia nem sempre garante melhores resultados educacionais. Fatores como formação docente, infraestrutura adequada e integração curricular são essenciais para que a tecnologia seja efetivamente utilizada de maneira a potencializar a aprendizagem (ISTE, 2016).

A Experiência Finlandesa: Equilíbrio entre Tecnologia e Tradição

A Finlândia é reconhecida internacionalmente por seu sistema educacional de alta qualidade, marcado por uma abordagem equilibrada entre o uso de tecnologia e a valorização de técnicas de ensino mais tradicionais. Ao contrário de outros países que apostaram fortemente na digitalização da educação, a Finlândia adotou uma postura mais cautelosa e seletiva em relação à integração tecnológica (SAHLBERG, 2015).

Nesse país, os alunos têm acesso a recursos tecnológicos, mas o foco principal permanece no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a leitura, a escrita e a resolução de problemas. Os professores finlandeses são incentivados a utilizar a tecnologia de forma complementar e estratégica, priorizando abordagens pedagógicas centradas no aluno e no desenvolvimento integral do indivíduo (OPETUS- JA KULTTUURIMINISTERIÖ, 2016).

Essa abordagem equilibrada tem rendido bons frutos. Os estudantes finlandeses têm se destacado em avaliações internacionais, como o PISA, demonstrando excelentes desempenhos em áreas-chave como leitura, matemática e ciências. Além disso, a Finlândia apresenta baixos índices de evasão escolar e alto nível de satisfação dos pais e alunos com o sistema educacional (OECD, 2019).

O caso da Finlândia evidencia que a integração de artefatos tecnológicos na educação não deve ser um fim em si mesmo, mas sim um meio para enriquecer e potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Ao equilibrar a utilização da tecnologia com a manutenção de práticas pedagógicas tradicionais, a Finlândia conseguiu criar um sistema educacional de excelência, capaz de formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do século XXI.


Essa lição finlandesa serve de inspiração para que outros países reconsiderem sua abordagem em relação à tecnologia na educação, buscando um equilíbrio saudável entre a inovação tecnológica e a valorização de técnicas de ensino consagradas, a fim de garantir uma formação integral e de qualidade para seus estudantes.


Saiba mais:

ISTE. (2016). ISTE Standards for Educators. International Society for Technology in Education. Disponível em: <https://www.iste.org/standards/for-educators>

OECD. (2015). Students, Computers and Learning: Making the Connection. PISA, OECD Publishing. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/education/students-computers-and-learning_9789264239555-en>

OECD. (2019). PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do. PISA, OECD Publishing. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-results-volume-i_5f07c754-en>

Opetus- ja kulttuuriministeriö. (2016). Finnish Education in a Nutshell. Ministry of Education and Culture, Finland. Disponível em: <https://www.oph.fi/en/statistics-and-publications/publications/finnish-education-nutshell>

SAHLBERG, P. (2015). Finnish Lessons 2.0: What Can the World Learn from Educational Change in Finland? Teachers College Press.

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