sexta-feira, 10 de maio de 2024

Inovação

Estamos vivendo na sociedade do conhecimento e da inovação, daí a importância de se falar sobre a Propriedade Intelectual e o seu papel para o desenvolvimento do país. Desde a história da humanidade que os homens fazem descobertas e criam inovações para poderem sobreviver e se desenvolverem socialmente. 

A inovação é fundamental para o desenvolvimento econômico e como meio de atender as oportunidades e resolver problemas sociais e ambientais para que a humanidade possa crescer de modo sustentável.

                                          Freepik

Em 2023, o Brasil ocupou o 49º lugar entre 132 países, passando a ser o líder na América Latina no ranking de Inovação. Em 2022, o Chile estava à frente do Brasil.De acordo com o INPI, foram 25.367 depósitos de patentes no Brasil, sendo as instituições de ensino superior públicas responsáveis por boa parte desses pedidos. Dentre essas instituições se destacam:  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Catarinense, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Estadual Paulista.

No ano de 2023, a USP destacou-se como a universidade mais empreendedora, em segundo lugar, vem a Unicamp, segundo o Ranking Universidades Empreendedoras (RUE) elaborado pelo Movimento Empresa Junior (MEJ).

A parceria entre instituições de ensino superior e o setor privado é uma relação que precisa incentivada e fortalecida pelo governo, como estratégia de desenvolvimento econômico e social.

Sobre a Gestão da Propriedade Intelectual, destacamos que: 

"A República de Veneza, no século XV, era um importante centro comercial que também se dedicava às artes e às ciências. Muitos inventores residiam lá, e o governo local, em 1477, promulgou a primeira lei para proteger os direitos dos inventores e foram concedidas as primeiras cartas patentes. Posteriormente, muitos países-estados adotaram leis similares."  (Jungmann, 2010)

"Importante instrumento para promover a inovação na indústria, a gestão da propriedade intelectual é estratégica para as empresas brasileiras ganharem competitividade no mercado global. Por meio dela, dirigentes empresariais podem prospectar oportunidades, monitorar a concorrência e identificar, por exemplo, nível de investimentos e desenvolvimento de produtos e processos."   (Jungmann, 2010)

Segundo Schumpeter, economista, a inovação "produz uma continua mutação industrial que incessantemente revoluciona a estrutura econômica a partir de dentro, incesantemente destruindo a velha, incessantemente criando uma nova. Esse processo de destruição criativa é o fato essencial acerca do capitalismo". 


Saiba mais em:

Jungmann, Diana de Mello. Inovação e Propriedade Intelectual: Guia para o Docente.

https://www.gov.br/inpi/pt-br/composicao/arquivos/guia_docente_iel-senai-e-inpi.pdf

Unicamp é a mais inovadora do país no Ranking de Universidades Empreendedoras

https://www.inova.unicamp.br/2023/11/unicamp-e-a-mais-inovadora-do-pais-no-ranking-de-universidades-empreendedoras/#:~:text=A%20Universidade%20Estadual%20de%20Campinas,)%20por%200%2C31%20ponto.

Universidades Empreendedoras

https://universidadesempreendedoras.org/ranking/

Ranking por indicadores de inovação - Confira as melhores universidades do país em aspectos de inovação.

Brasil sobe cinco posições e chega ao 49º lugar no Índice Global de Inovação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Balanço entre Tecnologia e Tradição na Educação: Lições da Experiência Finlandesa"

 A integração de artefatos tecnológicos no ambiente educacional tem sido amplamente discutida nas últimas décadas. Se por um lado, a tecnolo...