sábado, 15 de junho de 2024

Limites educacionais das tecnologias

As tecnologias eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones, têm se tornado cada vez mais onipresentes no processo de ensino e aprendizagem. Embora ofereçam inúmeros benefícios, como acesso à informação, colaboração e engajamento dos alunos, é essencial compreender os limites e os usos saudáveis dessas tecnologias. 

A integração das tecnologias eletrônicas na educação tem sido amplamente discutida e implementada em todo o mundo. Essas ferramentas proporcionam inúmeras oportunidades, como acesso a recursos digitais, aprendizagem personalizada e colaboração entre alunos e professores. No entanto, é crucial encontrar um equilíbrio entre os benefícios e os potenciais riscos associados ao uso excessivo ou inadequado dessas tecnologias.

Limites e desafios do uso de tecnologias eletrônicas na educação:

Pesquisas têm demonstrado que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode levar a problemas como distração, sedentarismo e dependência tecnológica, prejudicando o desempenho acadêmico e o bem-estar dos alunos (SILVA et al., 2018; RIBEIRO et al., 2021). Além disso, o uso inadequado de redes sociais e jogos digitais pode contribuir para o desenvolvimento de ansiedade, depressão e isolamento social (ORBEN, 2020).

Usos saudáveis das tecnologias eletrônicas no ensino e aprendizagem:

Apesar dos desafios, as tecnologias eletrônicas também podem ser usadas de maneira saudável e benéfica no ambiente educacional. Estudos têm demonstrado que o uso moderado e integrado de dispositivos digitais pode melhorar a motivação, a colaboração e o engajamento dos alunos (SCHERER et al., 2019; TONDEUR et al., 2017). Além disso, professores podem utilizar essas ferramentas para promover a aprendizagem ativa, a pesquisa e a criatividade dos estudantes (UERZ et al., 2018).

Exemplos de boas práticas:

Algumas escolas e universidades têm implementado políticas e estratégias para promover o uso saudável das tecnologias eletrônicas, como a limitação do tempo de tela, a promoção de atividades físicas e a integração de aulas práticas e discussões sobre o uso responsável da tecnologia (CHEN et al., 2020; KWON et al., 2021).

Para equilibrar, recomenda-se que os alunos tenham momentos e espaços de aprendizagem ao ar livre e junto ao campo, fazendas, sítios e atividades lúdicas colaborativas e comunitárias.

As tecnologias eletrônicas apresentam tanto benefícios quanto desafios no processo de ensino e aprendizagem. É crucial que alunos, professores e instituições educacionais trabalhem em conjunto para estabelecer limites e práticas saudáveis de uso dessas ferramentas, a fim de maximizar os benefícios e minimizar os riscos. Ao encontrar o equilíbrio certo, as tecnologias eletrônicas podem se tornar um valioso aliado no desenvolvimento de uma educação mais engajadora, colaborativa e adaptada às necessidades dos alunos do século XXI.


Saiba mais:

CHEN, Y. et al. The impact of mobile device integration on the learning behaviors and academic performance of medical students: A systematic review and meta-analysis. Computers & Education, v. 151, 2020.

KWON, M. et al. The relationship between smartphone addiction and academic performance: The mediating role of self-regulation. Computers in Human Behavior, v. 118, 2021.

ORBEN, A. Teenagers, screens and social media: a narrative review of reviews and key studies. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 55, n. 4, p. 407-414, 2020.

RIBEIRO, J. et al. Uso de dispositivos digitais e qualidade do sono em estudantes universitários. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 39, n. 1, p. 27-33, 2021.

SCHERER, R. et al. The integration of digital technologies into education: a meta-analysis of international trends in education. Computers & Education, v. 136, p. 13-24, 2019.

SILVA, J. et al. Dependência de telas e qualidade de vida em universitários. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 3, p. 841-850, 2018.

TONDEUR, J. et al. Enhancing future teachers' competences for integrating technology into education: Towards an interdisciplinary approach. Australasian Journal of Educational Technology, v. 33, n. 3, p. 1-12, 2017.

UERZ, D. et al. Teacher educators' competencies in fostering student teachers' proficiency in teaching and learning with technology: An overview of relevant research literature. Teaching and Teacher Education, v. 70, p. 12-23, 2018.

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